Doenças cardiovasculares
Doenças cardiovasculares representam um complexo conjunto de condições que afetam os vasos sanguíneos e o coração, principal órgão do ser humano. Sendo uma das principais causas de mortalidade e morbidade em todo o mundo, essas doenças se desenvolvem ao longo da vida, podendo ser identificadas logo no nascimento ou posteriormente.
Principais doenças cardiovasculares:
- Insuficiência cardíaca;
- Cardiopatia congênita;
- Doença reumática do coração;
- Hipertensão arterial;
- Arritmias;
Doenças cardiovasculares, dentro do Direito Previdenciário, são conhecidas como condições que podem limitar um indivíduo, ou até incapacitá-lo de exercer certas tarefas. A gravidade da doença e seu impacto na vida do paciente irá determinar a concessão de benefícios.
Benefícios previdenciários para pessoas com doenças cardiovasculares
Aposentadoria por invalidez
Pacientes com doenças cardiovasculares mais graves, aqueles que são incapazes de realizar tarefas e atividades laborais, podem ter o direito à aposentadoria por invalidez.
Auxilio doença
Quando a doença cardiovascular, temporariamente, impede o indivíduo de trabalhar, o auxílio doença pode ser solicitado, garantindo o devido suporte financeiro durante todo o período de tratamento e recuperação.
Benefício de Prestação Continuada (BPC / LOAS)
Para aqueles que sofrem de doenças cardiovasculares incapacitantes e não possuem um meio de sustento, o BPC oferece um salário mínimo mensal para garantir um mínimo de suporte financeiro.
O processo para obtenção de benefícios previdenciários para pacientes de doenças cardiovasculares pode ser um desafio, demandando documentos, provas e critérios detalhados. Por isso, ter o suporte necessário de um advogado especialista faz toda a diferença!