Doenças ortopédicas
Doenças ortopédicas englobam um vasto grupo de condições que afetam os ossos, ligamentos, articulações, músculos e tendões, resultando em dores crônicas, limitações e em alguns casos, incapacidade de realizar algumas atividades consideradas cotidianamente comuns.
- Osteoartrite;
- Fraturas;
- Lesões na coluna;
São os casos mais comuns, mas todos com potencial de causar incapacidade, afetando a vida pessoal, social e profissional do indivíduo.
Doenças ortopédicas são amplamente reconhecidas no Direito Previdenciário como condições que podem incapacitar um trabalhador, seja de forma temporária ou permanente. O INSS oferece benefícios para indivíduos em tais condições.
Benefícios previdenciários para doenças ortopédicas
Auxilio doença
Suas condições ortopédicas te impedem, temporariamente, de realizar tarefas cotidianas no trabalho? Saiba que o auxílio doença é um benefício essencial e concedível. Ele oferece suporte financeiro durante seu período de tratamento à recuperação.
Aposentadoria por invalidez
Em casos onde a doença ortopédica te incapacita permanentemente de realizar atividades laborais, a aposentadoria por invalidez pode ser concedida. Este é um benefício destinado a segurados que não podem ser reabilitados para exercer outra atividade devido à gravidade das suas condições
Doenças ortopédicas causam um grande impacto na vida dos pacientes, limitando sua mobilidade e intervindo em situações sociais e de trabalho. O direito previdenciário oferece mecanismos essenciais para a proteção essencial nestes casos para assegurar que o indivíduo receba o devido suporte financeiro.