Doenças psiquiátricas
Doenças psiquiátricas são condições de saúde mental que envolvem uma complexa gama de percepções, pensamentos, comportamentos e emoções anormais. Tais condições além de afetar a vida do indivíduo, de forma profunda, tem também um impacto significativo para todos aqueles ao seu redor.
Características como:
- Alterações na percepção;
- Alteração nos pensamentos;
- Emoções desregulares;
- Comportamentos anômalos;
- Mudanças bruscas de humor;
São as mais comuns nos indivíduos com problemas psiquiátricos.
Compreender o impacto dos problemas psiquiátricos na vida das pessoas que sofrem desses males é fundamental para que haja o suporte adequado a ambas as partes.
O Direito Previdenciário desempenha um papel crucial proporcionando assistência financeira e os recursos necessários para o desenvolvimento e bem estar do indivíduo e sua família.
Transtornos mentais mais comuns:
- Depressão;
- Bipolaridade;
- Esquizofrenia;
- Alcoolismo;
- Déficit intelectual.
Benefícios previdenciários para pessoas com problemas psiquiátricos
Aposentadoria por invalidez
Indivíduos que, por motivos de doença psiquiátrica grave, são considerados incapazes de realizar quaisquer atividades laborais podem ter o direito da aposentadoria por invalidez.
Auxilio doença
Quando, temporariamente, alguma doença psiquiátrica impede o indivíduo de exercer seu trabalho, ele pode solicitar esse auxílio que oferece suporte financeiro durante todo o período do tratamento.
Benefício de Prestação Continuada (BPC / LOAS)
Destinado a pessoas com deficiência, incluindo a psiquiátrica e/ou mental, que não possuem meios de se sustentar financeiramente, garantindo um salário mínimo mensal para ajudar a cobrir necessidades básicas.
O processo para obter tais benefícios não precisa ser complexo, tampouco desafiador, com a assessoria jurídica correta!
Doenças psiquiátricas são condições especiais que exigem cuidado contínuo com o suporte correto, seja na saúde, ou legalmente.